terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Descaso com o Conselho Tutelar é denunciado

O Ministério Público Informou que pode entrar com uma ação civil pública contra a Prefeitura de Apucana caso o Conselho Tutelar continue atendendo em condições precárias no município. Sem combustível suficiente, equipamentos de informática antigos e até racionando as ligações telefônicas, o órgão teve a falta de estrutura denunciada à Promotoria da Vara da Infância e da Juventude da Comarca.
“Uma pessoa nos relatou que o conselho deixou de fazer um atendimento recentemente porque não tinha gasolina. Ouvi as conselheiras e a situação foi confirmada. Elas estão muito desanimadas”, comenta o promotor substituo da Vara da Infância e da Juventude, Victor Hugo Nicastro Honesko.

12 comentários:

Jose Santos Silva disse...

Sou santoestevense e acho que o Conselho Tutelar da "Terra da Prosperidade" não está em situações tão melhores,e sim muito longe do regular. Uma vez que os equipamentos de informática são também atrasados, não possui linha telefônica própria,tampouco transporte;os casos precisam ser verificados, ficando o transporte a cargo de escalas, "ACHO" que as inflações aos direitos da criança e do adolescente não seguem ESCALAS, se assim fossem poderiam ser evitados e não assistenciados, encaminhados e "retificados".

Alberto Moraes - Conselheiro de Codó disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sou Lucinelma, fisioterapeuta 37 anos, moro em FSA.
Concordo com o amigo Jose Santos Silva, passei alguns dias em Santo Estevão, soube do descaso que esta ocorrendo no conselho tutelar por minha família que já necessitou de seus cuidados e tiveram que esperar horas no órgão junto com as meninas do conselho pelo carro que estava ocupado em outro setor e quando chegou o motorista disse que tinha que atender outra pessoa na SEMAS, eles entendem que tais responsabilidades não é do órgão, mas da prefeitura em si e da secretaria de assistência social, já que as meninas se mostraram preocupadas com a situação (gestão de 2010) e ligavam toda hora para a SEMAS, procurando o carro que sempre estava chegando, o que eles nem eu entendo é por que existe um carro com o nome do conselho se não é dele. Afinal gestão atual o carro é ou não do conselho? O descaso é COM o conselho tutelar ou DO conselho tutelar, já que a situação é a mesma?
Muita falta de respeito com a população da cidade. Pois, Como disse o Sr.Jose Santos Silva, não tem linha telefônica própria,não tem carro para prestar assistência...
Um município deste porte que VERGONHA!!

Anônimo disse...

É isso aí Lucinelma, eu deveria esperar a resposta dos conselherios para também comentar, mas a indignação é demais, pois já precisei de acompanhamento constante. Respondendo sua pergunta: um joga a responsabilidade para o outro
(o conselho diz que a culpa é da SEMAS, a SEMAS diz é da prefeitura toda, a prefeitura diz mão tenho verba, o prefeito não fala nada, o juiz diz este não é meu departamento e fica tudo como está!Ninguém faz nada, ninguém pode fazer nada ou melhor PARECE que ninguém que fazer nada. O Projeto Vencer tem carro, o CRAS tem, o juizado tem linha telefonica própria, nenhum desses órgãos dividi espaço com ninguém .Eu não sei o que acontece no conselho tutelar. E quem sofre é quem necessita de acompanhamento do órgão, e não nenhum desses que eu citei acima.
Esta é faltando VERGONHA para todo mundo.Mesmo Assim também aguardo o posicionamento do conselho tutelar,

R.N.C.

Anônimo disse...

Conselheiros aguardamos resposta...
Não precisa elaborar muito, coloquem o que vocês pensam!!!R.N.C.

Anônimo disse...

Conselheiros aguardamos resposta...
Não precisa elaborar muito, coloquem o que vocês pensam!!!R.N.C.

Anônimo disse...

Se o carro não é de vocÊs porque tem o slogan do Conselho Tutelar?

Anônimo disse...

Pelo que está dando para perceber o poder executivo (representado pela figura do excelentissimo prefeito senhor Rogerio) não sabe que é de responsabilidade da PREFEITURA MUNICIPAL de Santo Estevão - Ba, uma vez que o conselho tutelar e um órgão municipal, os investimentos com o este que serão revestidos para a sociedade. Rogério está deixando a desejar neste ponto, já que é chefe do poder executivo. E cadê a ATITUDE da SEMAS, tá parada? Esperando alguma criança MORRER para agir?

ASS:S.O.S.

Anônimo disse...

Sou estudante de Santo Estevão
Nossa gente não sabia que o conselho esta assim Tãooooooo grave... O que dá para ser feito?
Minha Familia já foi assistenciada por ele.

A.S.O.

Unknown disse...

S.O.S. e demais acessantes deste blog, dá para denunciar ao Ministério Publico, conversar com o secretário da Semas e Prefeito, pessoalmente, oficiá-los. Tudo deve ser registrado e arquivado. Caso não haja resultado avisar até a policia federal (ela já deu uma passadinha rápida em Santo Estevão e encontrou dinheiro que “acho” ser público por aí... passeando, imagine se demorasse mais um pouco, mas para investimentos sérios não tem).
Concordo com a ex-conselheira Juliana o Conselho Tutelar existe em Santo Estevão apenas como função reguladora, para cumprir uma lei, não existe para emancipar, apesar da tentativa dos bravos conselheiros desta gestão e da anterior.

Anônimo disse...

Ainda bem que vivemos num país democrático senão o poder executivo já tinha “barrado” este blog, que é a voz do povo santoestevense e também de pessoas de outros estados, vi comentários de pessoas de todas as idades, o blog serve de denúncia, reivindicação além de informar a sociedade. Parabéns pelo trabalho de vocês e pela iniciativa de fazer e principalmente manter este blog porque as repreensões virão...
Parabenizo de modo especial o (a) presidente(a) do conselho, deve ser difícil estar presidente num momento como este de desafios.
Sigam unânimes e fortes.
João. S. D.

Anônimo disse...

Conselheiros Tutelares de Santo Estevão o órgão se encontra mesmo nesta situação?

Aguardo Resposta

F. E.