terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Aumento de salário dos conselheiros tutelares é apoiado pela Câmara de Curitiba

A discussão a respeito do reajuste de salário dos Conselheiros Tutelares de Curitiba foi bastante apoiada por vereadores na sessão da última segunda-feira (26). O projeto de lei ordinária, de autoria do prefeito Beto Richa (PSDB), propõe que os Conselheiros Tutelares passem a receber salário de R$ 2.790. O vereador Jair Cézar (PSDB), apresentou e defendeu o projeto: “acredito que houve um grande avanço em relação a essa questão nos últimos anos”. Além disso, tocou numa questão que levantou polêmica entre os vereadores: a necessidade ou não da formação profissional para o exercício da função de conselheiro, se referindo a mandatos nos próximos anos.

5 comentários:

Alberto Moraes - Conselheiro de Codó disse...

Olá de novo pessoal, amei o blog de vocês,parabens,ótima idéia.
No entanto venho para tentar alerta-los,pois, acredito que a função de conselheiro tutelar requer um reconhecimento e respeito que a profissão, infelizmente ainda, não possui, no entanto acomodar-se é uma atitude que muito prejudica diante das dificuldades. Não sei o valor da remuneração dos conselheiros de Santo Estevão, mas se em Ipecaetá, que é um município muito menor que aquele, os conselheiros recebem um salário mínimo, SUPONHO que vocês devem ganhar o equivalente a dois, mesmo assim devido a responsabilidade que o cargo impõe e as horas de trabalho não fixas, sábados,domingos, feriados, madrugadas,natais... Acredito que deveria ser pago um valor maior, merecido. Não acho JUSTO alguém que trabalha na prefeitura oito horas diárias sem a responsabilidade que cabe a vocês; lidar com famílias que possuem sérias dificuldades, sem poder marcar ou desmarcar compromissos por estar de plantão um fim de semana prolongado e ainda ter que apresentar jogo de cintura para lidar com a burocracia e descompromisso de certas entidades que deveriam colaborar com o conselho que como foi citado no comentário de José não tem carro,espaço de trabalho e acompanhamento, nem linha telefônica própria. Concordo com Alberto isto é um absurdo! Caso a situação não melhore aconselho vocês a fazerem uma GREVE com propósitos definidos, caso não encontrem o apoio devido, greve é constitucional, também um direito de vocês e no caso uma necessidade, por melhores salários e condições de trabalho.

BOA-SORTE!!

juliana disse...

È uma vergonha o sálario dos consleheiros ser um sálario minimo, no caso daqui do Conselho de santo Estevão, pelo perigo que correm, a carga horaria que cumprem que é exorbitante. Mas acho que a sociedade de modo geral ainda nao dispertaram pelo papel fundamental de um conselho tutelar. Até acho que a sua existência se deve exclusivamente por que está em lei, se nao o conselho nao existiria.
Mas nao desanimem, força, lutem!! Se nao for através de lutas vcs nao chegarão em lugar algum.
E acredito em vc Devson!!!
Ex-conselheira Juliana.

Cristiane lima disse...

O gente se eu fosse vcs me desencatava com este aumento sem nem dos equipamentos do órgão eles cuidam, já era o aumento cuidado para não estagnar o salario ou vcs trabalharem mais e ganhar a mesma coisa
tchal

Anônimo disse...

Olá pessoal não fiquem desapontados por receberem menos de um salario minino , não é merecido, porque vocês fazem plantões, se desgatam ao lutar com a burocracia e com o descaso que há neste conselho. E as vezes nada dá certo sei como é. Eu também trabalho no setor publico da prefeitura de Santo Estevão e conheço a dificuldade que passam. Poderiam ser pior: JÁ PESSARAM SE VOCÊS TIVESSEM ENSINO SUPERIOR? O municipio ganharia muito com 05 conselheiros de nivel superior, mas vcs continuam com o mesmo salário.

ASS: T. C.

Anônimo disse...

E como é que anda o aumento dos salários dos conselheiros aí?

Aguardo Resposta?

F. E.